Como MANTER sua produtividade trabalhando de qualquer lugar com o Google workspace

Em tempos de Coronavírus todos nós estamos buscando alternativas para nos mantermos na atividade, sem que haja grandes prejuízos aos nossos compromissos diários.

Temos visto muitas recomendações sobre como prevenir a proliferação do vírus, sobre como o vírus se alastra, “lavem as mãos”, “usem máscaras”, “álcool em gel”, “evite aglomerações” e tantas outras informações e recomendações que estão pipocando a cada minuto nos jornais, redes sociais e televisão.

Para manter a produção sem afetar os clientes e as operações, as empresas vêm aderindo ao home office de forma massiva, para evitar que os colaboradores, que em sua maioria usam o transporte público ou tem contato com clientes de diversas origens, estejam expostos aos riscos de se contrair o tão temido vírus, ou aumentar ainda mais a proliferação.

Reuniões e mais reuniões canceladas, treinamentos, palestras e viagens cancelados, eventos mundiais de todas as áreas cancelados, milhares de dólares jogados no lixo, bilhões de pessoas em pânico, sem falar das mortes e dos hospitais lotados. Esse é o cenário de caos em que nos encontramos atualmente em nível mundial.

Informações é o que não faltam na internet, grupos de risco, como tratar, o que fazer se sentir os sintomas, mas e como fica nosso trabalho (afinal os boletos não esperam, não é mesmo!?)?

Pois bem, quem já trabalha com as ferramentas na nuvem está tranquilo!

E-mail, ferramentas de colaboração, conferência, calendário, tudo online, sem preocupação, essas pessoas estão trabalhando de qualquer lugar!

Com a crescente onda de home-office instituída por empresas das mais diversas áreas, as ferramentas de trabalho em nuvem estão em alta, e quem nunca trabalhou de forma on-line está começando a entender o quão produtivo se pode ser, independente de onde você esteja, independente de qual dispositivo você esteja utilizando, seja seu notebook, seja um tablet, seu celular ou o notebook emprestado de alguém, porque seus dados estão seguros e acessíveis a qualquer momento.


Para ajudar a melhorar ainda mais a produtividade das pessoas que estão trabalhando de home office e experimentando, talvez pela primeira vez, uma forma totalmente online de trabalho e aproveitando que o Google liberou até 30/09/2020 alguns recursos premium para sua principal ferramenta de conferências (o Hangouts Meet), elaboramos um pequeno manual de como ser produtivo utilizando as ferramentas do Google como plataforma de trabalho.

Vamos começar pelo Google Chrome

Para uma melhor utilização das ferramentas do Google, sempre recomendamos o login no navegador Chrome, assim você permite que todas as suas preferências vinculadas ao perfil como por exemplo seus favoritos, histórico, senhas, extensões e outras configurações, sejam carregadas em qualquer dispositivo que você esteja utilizando.


IMPORTANTE: só ative a "Sincronização do Chrome" nos seus dispositivos. Se estiver usando um computador público, use o modo visitante.


Para saber mais sobre como fazer login no Chrome e ativar essa sincronização, CLIQUE AQUI.

GOOGLE meet




Como disse anteriormente, o Google liberou alguns recursos premium do Google Meet, para que todos os usuários do Google Workspace possam ter acesso as features Enterprise dessa ferramenta.

O que isso significa?

  • Reuniões maiores para até 250 participantes;

  • Transmissão ao vivo para até 100 mil pessoas do domínio;

  • Gravação de reuniões no Google Drive.

Esses recursos normalmente estão disponíveis apenas para os clientes Enterprise e Enterprise for Education, porém serão disponibilizados a todos os usuários até 30/09/2020.

Conheça mais sobre as funcionalidades de vídeo conferência liberadas pelo Google: CLIQUE AQUI

colaboração com Google Drive

Quem trabalha com Google Workspace conhece bem o Drive e os Drives Compartilhados, mas como podemos otimizar ainda mais a colaboração utilizando essas ferramentas?


o coronavírus pelo mundo - informações importantes